Conheça nosso projeto

A proposta estrutural desse projeto é o protagonismo dos estudantes, com isso, optamos por fazer o caminho contrário ao programa curricular e experienciar as vivências dos estudantes, seus cotidianos caóticos, cheios de dificuldades e reencontrar o “colo” generoso da mãe África, como evidencia o compositor Emicida em sua música “Mufete”. Sairemos de onde a África nos afeta. Onde o racismo estrutural e a falta de oportunidades interferem em nossos planos para o futuro, aqui e agora, no Paranoá e Itapoã.

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 DO PARANOÁ  DISTRITO FEDERAL – BRASIL

programa de eventos


A escola precisa se posicionar claramente e afetivamente contra qualquer forma de discriminação para que nossas crianças e jovens se sintam acolhidos, além de se instrumentalizarem para enfrentar as injustiças sociais ainda impostas cotidianamente, seja de forma explicita ou silenciosa.
A obrigatoriedade de inserir essa temática em nossas escolas nos trouxe desafios, pois, nós, professores recebemos uma educação voltada para a reprodução do silêncio apaziguador no que tange aos problemas relacionados à nossa pluralidade étnico-racial, iludidos por uma ideia de democracia racial,embora a realidade evidencie as tensões contidas nas escolas e na sociedade.

LANÇAMENTO DO PROJETO

DIA 23/MAIO/2022

Por uma escola antirracista